9 de janeiro de 2013

Resenha: Circo da Noite

Postado por Bruh C às 16:50
Nome: O Circo da Noite
Autora: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Páginas: 365

Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.
O circo chega sem aviso...

Deus sabe o quanto eu demorei para ler esse livro. Ou melhor, o quanto eu demorei para pegar ritmo. Mas ao contrário do que muitos devem estar pensando agora, o livro é espetacular. A narrativa começa um pouco lenta e confusa, mas isso apenas até você se acostumar com a escrita da Erin.

Não sei se outras pessoas notaram a diferença em sua escrita como eu, mas nada melhor para descrevê-la do que, mágica. Sim, isso mesmo, com um grande arsenal de adjetivos, sensações e descrições perfeitas, Erin te prende do começo ao fim desta historia.

A historia se passa em dois momentos, o surgimento do circo e a descoberta dele por Bailey. O Circo da Noite exige mais de sua imaginação do que os livros normais. Afinal um sala descrita nos mínimos detalhes não é nada comparada a um barco feito de páginas de livros navegando em um mar feito de tinta.

Tanto o circo quanto o livro que conta sua historia são feitos para sonhadores,ou como são chamados no livro, rêveurs.

Se você passa o livro inteiro com duvidas o final vem para esclarecer algumas delas, de uma forma inteligente para não parecer que ficou faltando algo na historia.

Os personagens, por mais estranho que pareça, acabam ficando em segundo plano, pois o foco principal é sem duvida o circo. Um circo que carrega uma batalha entre dois feiticeiros, que não conhecem as regras do jogo e nem sabem quem é seu oponente.

Celia e Marco se apaixonam a distancia, enquanto Celia viaja com o circo, Marco o administra de Londres, mas isso não impede que se comuniquem pela mágica, eles demonstram suas habilidades criando tendas espetaculares para o circo e com isso mostrando um pouco de si para o outro.
- Estou perto o suficiente para sua ilusão?
- Se eu disser que não, você chega mais perto?
Um olhar mais profundo entre o relacionamento de Celia e Marco poderia ter sido bem-vindo, mas como eu disse, o circo é o personagem principal.

Não vou ficar falando sobre os personagens pois de uma forma geral eles se encaixam na historia, cada um com sua importância, para que o final seja surpreendente.

Então corra comprar seu ingresso e embarque nessa maravilhosa aventura. Seja rápido.
E o cartaz preto pintado em letras brancas pendurado nos portões, que diz:
Abre ao cair da noite
Fecha ao amanhecer
Classificação: 5/5

2 comentários:

  1. Miga realmente vc demorou a resenhar esse livro, mas valeu a pena a espera o texto ficou ótimo. Fiquei curiosa!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada pela capa desse livro. Ainda não li, mas talvez a capa me passe essa magia que você falou na resenha. Quero muito, muito lê-lo e ainda não consegui. :(

    Beijos
    www.carolinecuri.blogspot.com

    ResponderExcluir