7 de janeiro de 2013

London calling, baby

Postado por Bruh C às 16:49

Como já faz um tempo que eu não coloco o Projeto Londres em prática, resolvi dar uma pesquisada e percebi que postei livros que se passam lá, musicas, mas não postei curiosidades. Como poderia viajar para um lugar que conheço tão pouco?

Então dando uma olhada na internet encontrei algumas curiosidades legais, coisas que sempre quis saber sobre Londres e resolvi trazer as melhores para vocês.

VOCÊ SABIA? EU TAMBÉM NÃO!!

- Um dos pratos mais tradicionais da Inglaterra é o "Fish and chips", um peixe (o fish) empanado e frito que vem com batata frita (o chips). Ele pode vir acompanhado também com vinagre, que deixa um sabor azedinho. Uma deliciosa opção para a hora do almoço.

Comentário: Essa curiosidade eu já conhecia, parece bem gostoso, mas nada saudável! Mas, definitivamente, será minha primeira refeição em Londres. E como meu pai diz, mais londrino, só se comer o Fish and Chips enrolado no jornal, mas acho que ai já é demais.

***

- Você sabia que os ingleses são apaixonados por chá?
Essa tradição começou há muitos anos, quando a princesa portuguesa Catarina de Bragança casou-se com o rei Carlos II, em 1661, e trouxe de Portugal o hábito de beber chá com leite. E isso deu início à tradição das tardes de chá, o famoso "Chá das Cinco". Hoje os ingleses tomam chá a toda hora e em alguns momentos ele pode vir acompanhado de biscoitos.

Comentário: Não sou muito fã de chá, na verdade, não sou nem um pouquinho fã de chá, mas sempre me perguntei da onde vinha essa tradição do Chá das Cinco.

***

- Você já reparou que nos filmes que se passam em Londres a direção é do lado direito? 
A explicação está na história. Na época medieval, os cavaleiros, que geralmente eram destros, mantinham-se do lado esquerdo da estrada para poder empunhar a espada com a mão direita e se defender em caso de um ataque.

Comentário: Não sei dirigir direito nem do lado esquerdo, imagina se eu tentar me aventurar nas ruas de Londres?!? Acho melhor eu ficar a pé mesmo.

***

- Quando se pensa nas ruas londrinas, uma das primeiras coisas que vem a mente são os famosos ônibus vermelhos de dois andares ("Double deckers"). Conhecido como Routemaster, esse meio de transporte passou por diversas modificações para garantir o conforto e a segurança do passageiro. Hoje os modelos que circulam pela capital inglesa possuem ar-condicionado, fácil acesso para idosos e pessoas com crianças de colo e espaço para cadeirantes.

Comentário: Eles reformaram porque sabiam que eu estava indo para lá... Brincadeira a parte, esse com certeza é um dos maiores símbolos londrinos, afinal que não se lembra de Londres quando vê um desses ônibus?

***

- Embora estejam diminuindo nas ruas Londres – devido à falta de uso e ao alto custo de manutenção -, as cabinas telefônicas vermelhas ainda são um símbolo da cultura inglesa. Conhecidas como Telephone Booth, sua história começou em meados de 1920, quando o arquiteto Sir Giles Gilbert Scott ganhou a competição dos correios para escolha do modelo. O vermelho, já usado pelos correios na cabina antiga, é para facilitar a localização.

Comentário: Tomara que sobre algumas para eu tirar fotos! E obrigada Sir Giles Gilbert por escolher um modelo tão bonito.

São coisas simples, mas é legal conhecer a origem de pequenas coisas.
Fonte




0 comentários:

Postar um comentário