1 de setembro de 2012

Resenha - Estilhaça-me

Postado por Bruh C às 19:37
Nome: Estilhaça-me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

 Tenho quase certeza que são poucas as pessoas que não se sentem atraídas pela capa de Estilhaça-me. A capa tem tudo para chamar a atenção, tem uma foto poderosa, um título marcante e uma frase de arrepiar "Meu toque é letal. Meu toque é poder."

A escrita do livro foi o que mais me interessou, como também vi que interessou a outros blogueiros por ai. Ela não segue a regra gramatical a risca, faltam pontos, vírgulas e etc, mas em momento nenhum o livro fica incompreensível, na verdade mergulhei mais na história desse jeito.

Algumas frases aparecem riscadas como se fossem pensamentos que Juliette não poderia ter, algumas frases vem repetidas, para mostrar um pouco de sua "insanidade".

Não tenho nada senão um caderno e uma caneta quebrada e os números na cabeça para me fazer companhia. Uma janela. Quatro paredes. Espaço de 1,48 m2. Vinte e seis letras de um alfabeto do qual não fiz uso em 264 dias de isolamento.

Estilhaça-me, ao contrário de algumas séries distópicas, é focado mais em sua personagem principal do que na sociedade em que a história se passa.

A narrativa flui com facilidade mesclando momentos de pura tensão, alguns pensamentos insanos e muito romance.

O que me leva a Adam. Misterioso e valente, um soldado impecável que vira o novo companheiro de cela de Juliette. Não posso falar muito sobre como os dois se conheceram senão estragaria a história, mas depois de muitas reviravoltas e descobertas os dois ficam juntos e fazem um dos meus casais favoritos.

O romance dos dois é simples, sem muitas frases de efeitos nem nada, apenas os dois e essa simplicidade me encantou a cada página da história.

- Não vá. - diz ele. - Seu toque é a única coisa que me impede de enlouquecer.

Minha avaliação final para essa história? Perfeita para uma leitura tranquila em um lugar tranquilo com uma boa música tocando.

Classificação: 5/5










8 comentários:

  1. Que bom que gostou da leitura, não gostei.
    Achei bem fraca a história. Mas gostei de sua resenha, ficou ótima parabéns!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Miga simplesmente amei sua resenha, tô a cada dia mais curiosa com esse livro =)
    Vou tentar ler ele o qnt antes!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Estilhaça-me está na minha lista de melhores livros lidos este ano. É incrível a escrita da Tahereh. Ela conseguiu representar muito bem a confusão e os delírios da personagem.

    Beijokas :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Resenha muito boa, essa parte da escrita é mesmo interessante, diferente.Me chamou atenção... já está na minha lista para próximas leituras.
    Bjão .


    http://nomeiodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, meninas!

    Bruh, eu li esse livro já faz um tempo e gostei também... Quero muito ler a continuação! =D

    Beijos,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    p.s.: Primeira vez por aqui! Parabéns pelo blog! Já estou seguindo! ;)

    ResponderExcluir
  6. Adorei o livro e talz, mas sinceramente essa repetição de palavras me incomodou mto. Entendi a intenção da autora de mostrar a insanidade da personagem, mas nossa.. se tivesse mais do que teve não iria aguentar e ia ter q parar de ler o livro. Sorte que foi mais no começo da história. Fora esse detalhe adorei rs..
    bjs

    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Brúh! Eu adorei Estilhaça-me, a primeira coisa que chamou minha atenção foi a capa, mas ele me conquistou mais a cada página. Estou ansiosíssima pela continuação!!!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Que fofa a nova carinha do blog, vcs capricharam só não entendi a troca do nome do blog????!!!! Desejo boa sorte aos novos projetos!!!!!

    ResponderExcluir