13 de abril de 2012

Resenha: Feios

Postado por Bruh C às 20:10
Nome: Feios - Feios #1
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 415
Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.
Então Readers, vamos falar de gente feia? Quem nunca acordou com o pé esquerdo, achando que nada tava bom e se achando a pessoa mais feia do mundo? Tenso isso, não é? Mas e se houvesse uma sociedade onde todas as pessoas são feias até os 16 anos? Seria um pesadelo para muitos.

E é nessa sociedade totalmente as avessas que se passa a história de Feios.

As crianças ficam morando em dormitórios até os 16 anos, todas feias, esperando por uma cirurgia que mudará tudo nelas, as deixando perfeitas no padrão da sociedade. E Tally é só uma delas que espera por esse dia ansiosamente até conhecer Shay.

A história de Feios não havia me agradado muito no começo. Admito que achei que seria um tanto fútil pelo fato de todos quererem ficar perfeitos. E eu já sou meio revoltada com esses padrões de beleza imposto pela sociedade, então não comprei logo de cara. Mas a sedução da promoção de 10,00 do Submarino acabou trazendo Feios para minha prateleira. E eu... me surpreendi.

O começo do livro é um pouco confuso pelo fato do sistema da sociedade deles ser totalmente diferente do nosso. Achei que faltou um pouco de introdução a esse mundo, uma descrição melhor de como tudo funcionava, como nos objetos novos que eles tinham como o "anel de interface". Eu tive que deduzir muitas coisas desse novo mundo.

O meio da história começa a ficar agitado com a aparição de Shay, com toda sua revolta com a sociedade do Perfeitos, o que me fez gostar e me identificar com ela.

Tally, protagonista, me deixou irritada. Ela é conformada demais, não percebe as manipulações evidentes naquela sociedade. Ela quer se tornar perfeita a todo custo e por causa desse seu desejo acaba fazendo decisões totalmente inconsequentes que não só afetam ela no futuro, como todos os que confiavam nela. (Deu pra sentir a minha revolta, né?)

Os capítulos são curtos, fazendo a leitura ser rápida e bem fluída e a descrição é boa, mas senti que tinha muito que poderia ser explorado na narrativa.

Quase perto do final vemos o começo do romance entre Tally e David. O qual eu não gostei nem um pouco. Parte de não ter gostado é por causa da minha empatia com Tally, eu não entendia por que o David gostava dela. E também tem o fato de que acontece tudo muito rápido. Sei que a história não foi feita para ser focada no romance, mas Scott poderia ter enriquecido o livro com isso.

O final é frustrantemente agradável, tem uma boa cena de ação e Scott deixou uma boa ponta para o próximo livro. Terminou tudo com um gostinho de "To be continued".

De forma resumida, a história poderia ter sido mais explorada, mas não deixa de ter uma boa trama e que te faz ficar apreensiva e da vontade de ler o próximo (Perfeitos).

Classificação: 3/5






7 comentários:

  1. Eu nem vou mais comentar meu azar de ter comprado esse livro hiper caro, todo mundo que conheço comprou a 10,00.
    Das resenhas que eu li desse livro todas vem de encontro com o que você disse, que a historia poderia ser mais bem trabalhada.
    Já vi que vou me irritar com a Tally, não gosto de personagens assim como você descreveu que ela é, mas ela deve amadurecer ao decorrer da série, rezemos para isso.
    Eu gosto de romance, mais fico p* da vida nesses livros que o amor acontece do nada, e pior quando a historia toda é baseado nisso, não que seja o caso de Feios, mas sempre fico com medo de tudo tomar esse lado romantico, sendo que há temas muito mais importantes para serem abordados.

    Beijos
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruh!!

    Eu tenho muita vontade de ler essa série!! Perdi a promoção, mas quem sabe na próxima, né?

    Eu simpatizo com o livro principalmente por acreditar que o que ele faz é uma crítica à sociedade, em que a aparência tem mais valor que todo o resto.

    Beijo!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. esse livro estava na minha listinha, mas depois da sua resenha ele foi pro final da lista de prioridades rs
    odeio essas mocinhas conformadas, mas espero que nos outros livros haja algum amadurecimento nos personagens.
    Mesmo assim, só vou comprar a série quando tiver uma promo super boa rs
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, e como já lhe disse, comprei o livro na promo da submarino 3 por 2, então foi perfeito.
    Estou ancioso para ler o livro porque tamb´m sou super contra essa "imposição" da sociedade am relação a beleza e tudo mais.
    Abçs
    livrosnapipoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Desde sempre quis ler essa série justamente pela crítica social que ele aborda e já tenho esse livro, mas me falta os outros três, mas já coloquei na minha lista de presentes para meu niver em julho =)
    bjos linda e ótima resenha!!!

    ResponderExcluir
  6. Que engraçado, as resenhas que li sobre esse livro falavam que ele era ÓTIMO. Isso é um tanto frustrante porque acabei criando uma grande expectativa em cima dele, porém sei que a opinião varia muito de leitor para leitor. Apesar de tudo, é um livro que estou bem curiosa para ler, o tema é um tanto reflexivo e ao mesmo tempo crítico à nossa sociedade atual.

    ResponderExcluir
  7. Este livro aborda um tema muito polêmico e atual que é a busca por um corpo perfeito a qualquer custo. Hoje a mídia estipula um padrão de corpo quase impossível de alcançar mas as pessoas continuam a insistir nesta busca com medo de ficarem isoladas. Ótima resenha. Abrc!

    ResponderExcluir