7 de março de 2012

Resenha: Wake

Postado por Bruh C às 06:49
Nome: Wake - Despertar (Wake #1)
Autora: Lisa McMann
Editora: Novo Século
Páginas: 208


Wake conta a história de Janie, uma garota de 17 anos que desde criança consegue, de alguma maneira, entrar nos sonhos das outras pessoas, mas não por vontade própria, é algo que ela não consegue evitar. E com essa habilidade ela sempre arruma problemas. Além de ter uma mãe que não da a miníma para ela e vive bêbada. Mas tudo muda, quando ela passa de observadora para participante em um sonho.


O que mais me atraiu no livro foi a história que fala de algo não explorado por muitos autores de YA, que é o mundo subconsciente, o mundo do sonhos. E a sinopse dava um ar de mistério ao livro, então ele entrou em minha lista dos "Vou Ler". Mas sempre entrava algum outro livro que me chamava mais atenção na frente. Até que um dia eu ganhei ele de aniversário e já comecei a ler.


Um dos fatores que o diferencia do tipo de leitura ao qual estou acostumada é o fato de a narrativa ser no presente. Não sou muito fã de narrativas assim, mas encarei o desafio. E isso acabou sendo o que menos me incomodou.


É como dizem, se você eleva demais suas expectativas, as chances de se decepcionar são bem maiores.


A história tinha tudo para ser sensacional, sem dúvida alguma, mas o problema dessa vez foi a escrita. Os capítulos são divididos por datas e horas, no estilo de "O Diário da Princesa" de Meg Cabot, mas Lisa não teve a mesma desenvoltura na hora de escrever seu livro dessa maneira. Não achei a narrativa fluída, e isso quase me fez abandonar a história algumas vezes. Além da falta de detalhes. As coisas acontecem rápido demais e por vezes são mal explicadas, tornando a leitura um tanto confusa.


Mas Lisa não falhou na hora de descrever os sonhos. As vezes são sonhos rápidos, que não ocupam nem meia página (ainda mais com a letra grande de Wake), mas os cenário são bem escritos, assim como seus participantes.


E quanto ao climax da história ele traz um diferencial. Nele a "sobrenaturalidade" de Janie é apenas uma ferramenta para resolver tudo e não o motivo de tudo estar acontecendo, mas a narrativa de Lisa não nos proporciona muitos detalhes, como já disse antes. Não tem muita ação e quando você vira a página já acabou.


Agora falemos dos personagens:
  • Janie: Eu realmente gostei dela, você vê que ela é determinada e forte, afinal, viver com uma mãe igual a dela, trabalhar em um asilo para pagar a faculdade e ainda ter que ser arrastada para o sonhos de outras pessoas não é nada fácil. Mas o seu orgulho as vezes atrapalha, ainda mais no seu relacionamento com Cabel.
  • Cabel: Ele sofre mudanças na história. No primeiro momento que ele aparece é retratado como um gótico de cabelo ensebado que está sempre calado, mas depois de avançarmos alguns anos na história Cabel aparece mais forte, de óculos e cabelos castanhos, então é ai que começa sua relação com Janie. Eu gosto muito dele e o jeito como ele cuida de Janie (apesar de ela as vezes não perceber) e admito que xinguei ele algumas vezes também, mas ele e Janie formam um belo casal. E Cabel é bem maduro também e já sofreu muito no passado.
  • Os outros personagens são secundários, como a melhor amiga de Janie, Carrie. Que é rica, gosta de festas, namora um cara mais velho e tem um trauma em seu passado, foi tudo que eu consegui extrair do livro. E temos a Capitã, que eu nunca sei se ela vai ser doce ou exigente.
Vou ler a continuação (Fade) mais pela ideia do livro em si, do que qualquer outra coisa.

Minha nota final é 3/5 pelo fato de a narrativa ter muitos buracos, isso realmente me incomodou, pois parecia que eu estava perdendo algo na história.

Classificação: 3/5



2 comentários:

  1. Eu tbm comprei "Wake" pelo tema abordado, mas eu gostei bastante do livro!
    No inicio eu fui me arrastando na história mas a partir do meio quase não largava mais!
    Confesso q tbm sentir a leitura corrida mas nada muito desagradável ;)
    Agora "Fade" eu não curti muito rsrs Mas "Gone" se recuperou.

    Gostei da sua sinceridade na resenha ^^
    Já tó seguindo. Se quiser passar no meu, seguir e comentar tbm eu vou amar!

    http://falleninme.blogspot.com/
    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha um leve interesse em ler esse livro, mas como surgiu a oportunidade de trocar ele no skoob eu acabei conseguindo ele. Já ouvi de tudo sobre essa série, desde pessoas que gostaram muito até aqueles que detestaram. Bem vou ter que descobrir por mim mesma. A única coisa que as pessoas que já leram o livro parecem concordar é que o segundo é o pior de todos. Gostei de sua resenha sincera, isso é muito importante.

    Beijos

    Juliana
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir