18 de dezembro de 2012

Resenha - Cinquenta Tons de Liberdade

Postado por Bruh C às 15:10
Nome: Cinquenta Tons de Liberdade
Autora: E.L. James
Editora: Intrínseca
Páginas: 544
Quando a ingênua Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um sensual caso de amor que mudou a vida dos dois irrevogavelmente. Chocada, intrigada e, por fim, repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda. Agora, Ana e Christian têm tudo: amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades a sua frente. Mas Ana sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Ana precisa se ajustar ao mundo de opulência de Grey sem sacrificar sua identidade. E ele precisa aprender a dominar seu impulso controlador e se livrar do que o atormentava no passado. Quando parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, a malícia, o infortúnio e o destino conspiram para transformar os piores medos de Ana em realidade.
ATENÇÃO: ESTA RESENHA CONTÉM SPOILERS DOS OUTROS DOIS LIVROS DA SÉRIE. 

Me dói dizer que este é o meu livro menos favorito da série. Não me entendam mal, eu adorei e acho que é um ótimo livro, mas em vista dos volumes anteriores, este deixou um pouco a desejar. Talvez eu tenha criado expectativas demais para o final, que acabou sendo exatamente o oposto do que eu esperava da série.

A escrita da autora continua boa, como sempre, mas o enredo da história ficou maçante. São os mesmos medos, as mesmas brigas, as mesmas desculpas, até as cenas picantes são as mesmas. Não parecia ter alguma novidade no livro.

Apesar de ter a sensação de estar lendo o segundo volume novamente, ele acabou me prendendo a atenção. Quando você gosta de uma série é difícil você não terminá-la, você tem a esperança de que aconteça alguma coisa que vá melhorar a história.

Mas olhando sobre um contexto geral, a série foi muito bem encerrada, apesar de um final calmo, e das minhas expectativas por algumas lutas (quando você só le livros sobrenaturais você acaba esperando uma briga no final).

Não é um daqueles finais que todo mundo sai feliz e sem problema algum, pelo contrário. Cinquenta tons de liberdade encerra a trajetória de Christian e Anastasia com aquela sensação de que muito vai acontecer ainda, apesar de que talvez não iremos ler.

Este livro mostra muito o amadurecimento dos dois pombinhos. Em um dia peguei o primeiro livro da série para compará-lo com o último e senti um diferença no modo de pensar de Anastasia, ela era apenas uma garota inocente, recém formada na faculdade e termina a série como uma editora corajosa e respeitada.

Christian que começa como o megalomaníaco poderoso viciado em sexo termina como o megalomaníaco poderoso viciado em sexo, mas sem todos os traumas que carregava do passado... Bom, talvez não totalmente sem os traumas, mas com um crescimento enorme se comparado ao começo.

A autora ainda nos dá um presentinho no final: Dois capítulos sobre o ponto de vista de Christian Grey. Um é o primeiro Natal de Christian e o segundo sobre a primeira vez que ele viu Anastasia. Citando o Sr. Grey, adoro primeiras vezes.

O capítulo do Natal me fez sorrir do começo ao fim com o Christian pequeno e super fofo e a perspectiva da entrevista entre ele e Anastasia mostrou sua primeira impressão sobre a moça que viraria seu mundo de cabeça para baixo. Para mim, este dois capítulos valeram o livro inteiro!

Classificação: 4/5
P.S.: Eu vou ficar devendo as citações do livro, pois estou postando do meu trabalho, mas assim que der eu atualizo aqui.

2 comentários:

  1. Adorei seu texto, adoro saber o que foi sentido ao ler o livro, muito melhor do que aquele tipo de resenha que conta tudo que acontece no livro.
    Parabéns pela finalização da serie.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda estou lendo o segundo volume da série, gostei do primeiro e não sei o que esperar do segundo...

    tem uma tag para você no meu blog!
    http://tyelehopes.blogspot.com/

    ResponderExcluir