26 de novembro de 2012

Resenha - Amanhecer Parte 2

Postado por Bruh C às 18:16

O final de uma das sagas mais conhecidas, sem falar rentáveis, chegou aos cinemas no dia 15 de novembro, para a alegria/tristeza de alguns fãs.

Admito que já fui muito mais fã da Saga Crepúsculo do que sou hoje, mas mesmo assim, fui conferir o filme, rezando para não decepcionar, como aconteceu nos outros filmes.

Vamos a uma recapitulação rápida: O primeiro filme (Crepúsculo) foi um fracasso, tudo dramático demais, mal filmado demais e verde demais. O segundo filme (Lua Nova) teve uma certa melhora, pelo menos no quesito tom de pele dos personagens, mas a história foi mal adaptada, faltando partes que os fãs estavam ansiosos. O terceiro filme (Eclipse) realmente me surpreendeu, os personagens estavam parecidos com as descrições no livro e David Slade fez um ótimo trabalho na direção, sem falar na impecável luta entre os vampiros, lobisomens e recém-criados. O quarto filme (Amanhecer - Parte 1) foi perfeito na visão de uma fã. Seguiu a risca todas as melhores partes do livro e a direção de fotografia deles, maravilhosa.

Agora, falemos do "final épico". Sim, entre aspas. Apesar do sucesso da saga, não diria que ela teve um final tão épico, tanto no livro quanto no filme, mas isso é apenas a minha visão.

Mas o que posso falar de Amanhecer -  Parte 2? Eu estava realmente receosa quanto a esse filme, o final da saga não é exatamente uma explosão de acontecimentos, na verdade o livro se acalma bastante, tendo em foco apenas a tensão que ocorre entre os Cullen e os Volturi, então por isso tive medo que ele acabasse sendo entendiante.

E nunca fiquei tão feliz em estar errada.

A direção de fotografia está impecável, nada mais de Edward verde e Bella de bochechas azuis. O filme está com cores vivas e dá até gosto de assistir. A direção de Bill Condon também é outro ponto a favor, afinal, quem consegue tirar nem que seja um pouco de expressão de Kristen Stewart merece aplausos. O roteiro de Melissa Rosenberg junto com Stephenie Meyer ficou fiel ao livro e resolveu um dos pouco problemas do último livro: A falta de uma batalha.

Sim, para aqueles que não leram Amanhecer, fiquem sabendo que não acontece uma luta ao final do livro (umas das minhas grandes decepções na verdade, queria ver a cabeça do Aro rolar). MAS... De uma forma criativa, inesperada, bem pensada e devo dizer, frustrante isso foi resolvido. O que é, na verdade, o maior motivo para eu estar super indicando o filme. É claro que não posso contar o que aconteceu, pois seria um grande spoiler. Só digo que foi umas das melhores batalhas que já vi.

E um ponto importante de ressaltar, um que haters e fãs concordam: a trilha sonora, como sempre, está maravilhosa. No mesmo estilo dos outros filmes, a trilha sonora, surrealista e obscura está digna de horas gastas ouvindo. Querem um gostinho?


Apesar de não ser um final épico, foi um final digno de uma saga de sucesso. Vale, sim, a pena conferir.

1 comentários:

  1. Para ser bem sincera, eu não gostei de Amanhecer parte II ou qualquer adaptação de Crepúsculo aos cinemas. Não sei, acho que o roteiro foi bom e tal, mas os atores não fizeram com que eu sentisse o mesmo que senti nos livros. De qualquer forma, não acho justo atacar a série julgando apenas por seus filmes.

    Ah, tem selinho pra você lá no meu blog:
    http://eulivrotulivras.blogspot.com.br/2012/11/selinho-campanha-de-incentivo-leitura.html

    Um beijo!!

    ResponderExcluir