18 de maio de 2012

Resenha: O Incêndio de Troia

Postado por Bruh C às 07:58
Readers, vocês lembram do Top 5 que a Cris fez? Muitas pessoas demonstraram interesse em alguns livros, entçao ela fez uma resenha ótima de O Incêndio de Troia. Espero que gostem.
Bruh C
*****

Nome: O Incêndio de Troia
Autora: Marion Zimmer Bradley
Editora: Imago
Páginas: 543
Em O Incêndio de Tróia, Marion Zimmer Bradley, autora de As Brumas de Avalon, recria a história da Guerra de Tróia - e a narra a partir do ponto de vista de Cassandra (que ela chama de Kassandra), bela e atormentada princesa de Tróia. Na brilhante recriação que a autora faz da famosa lenda, a queda de Tróia acontece de uma forma nova e ousada, desde a provação de Páris, o rapto de Helena (neste livro, não a cruel adúltera da lenda, mas uma mulher afetuosa, dedicada a Páris e aos filhos) e a convocação dos exércitos gregos por Agamenon, o enfurecido cunhado de Helena, à tragédia final da destruição da cidade, condenada pelos deuses - e pelo orgulho voluntarioso de seus líderes.
A heroína deste épico é Kassandra, e a forte tensão do romance provém tanto da luta interna desta com seu sentimento de lealdade dividido (pois sua lealdade ao pai, o rei, e aos irmãos é contraposta à crescente fidelidade à velha fé no matriarcado e na Mãe Terra) quanto do sério conflito entre gregos e troianos, no qual ela – abençoada, ou amaldiçoada, que é com o poder da profecia – prevê de forma obsessiva que tudo aquilo que mais ama será destruído.

O romance começa com o nascimento de Kassandra e de seu irmão gêmeo Páris. Este é criado por uma família de pastores, em virtude de uma profecia de que gêmeos trazem má sorte. Kassandra cresce sem sequer saber da existência do irmão – a não ser pelas visões inexplicáveis em que enxerga os ventos através dos olhos dele... Sua mãe, a rainha Hécuba, era uma amazona antes de se casar, e quando Kassandra está prestes a se tornar mulher, é enviada para passar um ano com as tribos das amazonas, onde toma conhecimento dos poderes das mulheres antes que estas fossem subjugadas por uma nova onda de patriarcado. Ao voltar para Troia, Kassandra dedica-se a tornar-se sacerdotisa de Apolo, o Deus-Sol; mas, dentro dela, desenvolve-se um conflito forte e perturbador entre os “velhos costumes”, em que as mulheres mandavam e a religião originava-se da Mãe Terra, e o novo mundo de deuses e reis do sexo masculino – um mundo caracterizado por disputas sem sentido e uma ânsia de sangue que levam ao cerco de sua amada cidade.

Infelizmente pouco divulgado, o livro é ótimo para leitores que tem uma certa queda pela historia da guerra. A autora mistura lenda e fatos arqueológicos em um romance um pouco diferente do conhecido, mostra Helena como uma mulher amorosa e um Paris um pouco arrogante, um Aquiles bem mais enlouquecido pela gloria, e o amor envolvente entre Kassandra e Enéias, na minha opinião a parte mais interessante da historia.

Durante muitos séculos, acreditava-se que a Guerra de Tróia fosse apenas mais um dos mitos da mitologia grega. Porém, com a descoberta e estudo de um sítio arqueológico na Turquia, pode-se comprovar que este importante fato histórico da antiguidade realmente ocorreu. Porém, muitos aspectos entre mitologia e história ainda não foram identificados e se confundem. Mas o que se sabe é que esta guerra ocorreu de fato.

Em momento algum me desanimei do livro, ao contrario tive um surto de curiosidade e em quatro dias tinha terminado, aconselho a todos que gostem de um romance e de um pouco de Historia que leiam o livro, pois é uma pena que um trabalho tão bom, seja tão pouco conhecido.

Classificação: 5/5










4 comentários:

  1. Com certeza me interessei pelo livro, de cara, já pelo nome dá pra perceber mais ou menos do que se trata, lendo a resenha só aumentou meu interesse, tenho uma queda enorme por História, e a parte de Antiguidade Greco-romana me interessa mais ainda *_* Quero ver onde comprar pra poder obter o livro logo <3

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  2. Mais um livro adicionado na minha (interminavel) lista de desejados! haha
    Beijos parceira :)


    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por mais uma bela resenha =)
    Adorei a parte em que foi falado das amazonas e da deusa mãe =) esses tema me interessam muito =)

    sucesso para o blog, adoro vim aquim!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei esse livro numa promoção do Submarino, mas muito tempo depois fui pegar pra folhear e vi que ele veio com defeito, em umas trinta páginas você vê muito forte a impressão da página do verso (ou seja, impossível ler essas páginas)... :( Fiquei muito triste porque já tinha passado do período de troca, e mais triste ainda depois de ler essa resenha! Acho que eu gostaria muito de ler o livro.

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir