12 de março de 2012

Resenha: Silêncio

Postado por Bruh C às 09:58
Imaginem a minha alegria quando a minha mãe chegou em casa sexta-feira com uma sacola de uma livraria aqui da cidade com Silêncio dentro. Esse livro estava no topo do meu "Vou Ler" desde que a Intrínseca anunciou seu lançamento. Estava tão ansiosa por ele que domingo eu já tinha acabado de ler. (Isso por que eu deveria ter lido um livro pra faculdade, mas Silêncio estava gritando para ser lido. Não façam isso em casa.)
Mas vamos a resenha:


Nome: Silêncio
Autora: Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 301
Nora Grey não consegue se lembrar dos últimos cinco meses. Depois do choque inicial de acordar em um cemitério e descobrir que ficou desaparecida por semanas, ela precisa retomar sua rotina, voltar à escola, reencontrar a melhor amiga, Vee, e ainda aprender a conviver com o novo namorado da mãe. Em meio a tudo isso, Nora é assombrada por constantes pensamentos com a cor preta, que surge em sua mente nos momentos mais improváveis e parece conversar com ela. Alucinações, visões de anjos, criaturas sobrenaturais. Aparentemente, nada disso tem a ver com sua antiga vida. A sensação é de que parte dela se perdeu. É então que o caminho de Nora cruza o de um sexy desconhecido, a quem ela se sente estranhamente ligada. Ele parece saber todas as respostas… e também o caminho até o coração de Nora. Cada minuto a seu lado confirma isso, até que Nora se dá conta de que pode estar apaixonada. De novo.


Hush, Hush é uma série que eu conheço há muito tempo, sem dúvida está entre as minhas favoritas, e foi o primeiro livro sobre anjos que eu li. Quando eu comecei a ler Sussurro, eu ainda estava um tanto influenciada por Crepúsculo, e qualquer romance sobrenatural já me chamava a atenção. Mas o que mais me atraiu na série foi o anti-herói Patch. Ele não é exatamente o mocinho romântico e certinho que estava acostumada e Becca se arriscou ao criar um personagem assim, o que foi, em minha opinião, um dos grandes motivos do sucesso da série.


Em Silêncio vemos Patch/Jev mais aberto, mostrando mais seus sentimentos, mas nos capítulos iniciais Patch é quase tratado como um personagem secundário, aparecendo poucas vezes, já que a história está focada na amnésia de Nora.


Nora, que já era um pouco perdida nos dois livros anteriores fica ainda mais perdida por conta de sua amnésia, que a faz esquecer dos últimos cinco meses de sua vida, mais especificamente, quando Patch surgiu em sua vida. Mas, de certa forma, a amnésia acabou sendo um bom truque para relembrar os pontos principais da história, que as vezes esquecemos por causa do grande período de tempo entre um livro e outro.


Eu, por vezes, fiquei aflita querendo esclarecer todas as dúvidas de Nora. Vi em algumas resenhas muita gente se irritando pela falta de memória de Nora, mas isso me fez me aproximar mais dela. Senti no livro que ela realmente estava querendo se lembrar.


Alguns dos personagens secundários em Crescendo ganham um papel importante na continuação da série. Scott, por exemplo, ajuda muito Nora durante sua recuperação, apesar de algumas atitudes impulsivas demais, ele está centrado em seu objetivo e não deixa de lado seu ar brincalhão. Confesso que não era muito fã dele em Crescendo, mas ele subiu e muito no conceito depois de ler Silêncio.


A narrativa de Becca é uma das melhores, não economizando nos detalhes e nos adjetivos, descrevendo perfeitamente os locais e principalmente os sentimentos dos personagens. Mesmo o livro sendo em primeira pessoa (na visão confusa e desmemoriada de Nora), Becca consegue transmitir os sentimentos de outros personagens com facilidade.


Agora vocês me perguntam: Brúh, você não vai falar sobre o Mão Negra? E a questão é que eu não posso falar muito sobre o Mão Negra sem xingá-lo ou soltar spoilers, mas ele é um personagem, que assim como Patch, cresce muito. Ele aparece mais e está mais envolvido na vida de Nora do que ela gostaria. E vai dar muita raiva.


Mas deixei o melhor por último: Patch.


Patch passa a ser chamado de Jev em Silêncio, e não sei por que, mas eu considero Patch e Jev dois personagens diferentes. Muitos podem discordar de mim, então deixe-me explicar. Patch sempre será o anjo caído, sedutor do começo da série e Jev é mais maduro e focado. O Patch que vemos no final de Silêncio é a combinação perfeita desses "dois personagens". 


E o romance de Nora e Patch sofreu mudanças drásticas. O sequestro de Nora fez com que os dois personagens crescessem muito, fazendo o amor deles chegarem a em outro nível, as mudanças são palpáveis e vieram no momento certo da história.


O clímax traz mais respostas do que ação e apesar de adorar ver o vilão levando uma boa surra, precisávamos de algumas respostas. E agora Nora e Patch devem se preparar para a inevitável guerra.


No geral, tinha uma expectativa elevadíssima para Silêncio e ele não me decepcionou em nenhum aspecto. Recomendo e que venha Finale.


Classificação: 5/5

2 comentários:

  1. Eu tô doida pra ler Silêncio, fiquei aflita logo que acabei de ler Crescendo, e acredite, li os dois primeiros livros dessa série no PC. E com certeza são bons por me deixar horas e horas em frente ao computador lendo sem parar <3 Mas gostei da resenha e do que escreveu que irá acontecer, jura que o Scott vai estar mais presente? *-* E eu também não entendi por que a mudança do nome de Patch pra Jev D: Mas pelo que li o livro vai ter mais perguntas respondidas e algumas coisas bem diferentes não? Vou ter que reler algumas coisas em Crescendo pra entender Silêncio por que faz tempo que terminei de ler o segundo livro :/ rs

    Sobre seu comentário na resenha de Fallen, eu já tinha lido a sua *-* Até comentei nela,hehe' Então, gostei muito da sua, acho que você foi mais informal do que eu falando sobre o livro, eu queria ser assim,mas sempre me pego falando no geral dos livros nas minhas resenhas :/ rs Quero muito ler Tormenta e torço pra que Luce não seja tão lerda quanto em Fallen viu. rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha pois me passou mais algumas informações com relação ao Universo do conto que eu tinha curiosidade de saber antes de ler. Parabéns pelo site!!!

    ResponderExcluir