8 de abril de 2012

Resenha: O Beijo das Sombras

Postado por Bruh C às 13:22
Nome: O Beijo das Sombras - Academia de Vampiros #1
Autora: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 320


São Vladimir é uma escola diferente. Não apenas por suas aulas começarem ao pôr-do-sol, mas por seus alunos serem Moroi e Dampiros. E é dessa escola que Rose, uma dampira, e Lissa, uma Moroi, fogem. Depois de dois anos longe da São Vladimir, Rose e Lissa são encontradas e levadas de novo à escola, tendo que enfrentar os mesmos problemas que as fizeram fugir de lá. E ainda ter que resolver suas vidas amorosas.


Como eu já disse em outro post, eu já havia lido os três primeiros livros dessa série no computador mesmo e uma das coisas que me faz gostar dela é a diferença no mundo dos vampiros. Em Academia de Vampiros temos os Moroi, os vampiros tradicionais e algumas famílias são da realeza, os Dampiros, que são meio humanos e meio vampiros que passam a vida treinando para serem guardiões dos Moroi, e os Strigois, os vampiros do mal, que mataram para se tornarem imortais.


Convenhamos, essa não é uma história clichê.


A narrativa da Richelle Mead é muito boa, com uma ótima descrição dos locais e em primeira pessoa. Geralmente não gosto de livros em primeira pessoa quando a personagem-narradora é daquelas que não faz nada além de lamentar, mas Rose não é nem de longe assim. Ela é forte e se tiver com raiva ela desce o braço em alguém. É bem focada e se preocupa com Lissa como ninguém. Ela treina para um dia se tornar a guardiã dela. Então, ver os acontecimentos da história narrados por ela deixou mais interessante.


A Lissa não me agradou muito no começo, sendo vítima demais e tomando decisões equivocadas quase sempre, mas ela acabou me conquistando com o passar da história, principalmente no final. Não é minha personagem favorita (esse cargo é da Rose e do Christian), mas também não odeio ela.


No quesito romance eu fiquei bem frustrada com a Rose e o Dimitri. Nada dá certo para aqueles dois. Os dois sabem dos sentimentos um do outro, mas não ficam juntos pois ambos serão guardiões de Lissa, além do fato que Dimitri é 7 anos mais velho do que Rose. Mas mesmo assim eu me encantei com os dois e torcia a cada capítulo que algo acontecesse para ajudar os dois.


Não. Se eu me permitir amar você, não vou me colocar como escudo na frente dela. Vou querer me atirar para proteger você.
-Dimitri. O Beijo das Sombras, pg 313


E também temos o casal: Lissa e Christian. Que são tão diferentes e perfeitos juntos. Eu adoro o jeito sarcástico do Christian.


A história flui muito bem, com uma boa divisão entre ação, romance e o mistério envolvendo o laço que Rose tem com Lissa que a permite sentir tudo que Lissa sente. Sem falar no poder de cura de Lissa e o fato de Rose ser uma beijada pelas sombras. Muito informação, né? Mas é isso que faz com que O Beijo das Sombras seja um livro completo.


O final me deixou com a mesma sensação de quando li No Lugar Errado, Na Hora Errada, fiquei surpresa, mas no fundo eu já esperava algo parecido, mas mesmo assim foi um ótimo fechamento para história.


A série é super recomendada para quem gosta de um romance dramático e muita ação envolvendo uma raivosa Rose (Eu sempre torcia para ela quebrar o nariz da Mia. Leiam e entendam).


Classificação: 5/5


7 comentários:

  1. Eu já li algumas coisas sobre esse livro, mas nunca entendia os termos Dampiro e Moroi, até achava meio engraçado, até ler sua explicação nessa resenha. rs Como você disse, não é uma história clichê mesmo, estava interessada em ler esse livro,mas agora estou mais ainda, pensei que seria um filme bobo, recomendado para ler em horas que não se tem nada pra ler ou fazer, mas percebi que não. Amo romances dramáticos, ação e ainda mais com vampiros ou seres sobrenaturais mesmo *O*

    AH, você mudou o layout aqui, tá lindo <3 Já usei esse layout no meu blog, mas faz muuito tempo, me arrependi de não ter ficado mais tempo com ele, ele é LINDO ♥ rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu amooooo essa série, muito muito mesmo. A Rose é uma das personagens favoritas, não é sempre que voce tem um personagem que mete a porrada e depois ver em que pegou.
    A historia que a Richelle criou é diferente das outras historias de vampiros (ou mesmo os romances sobrenaturais de uma forma geral) e ela escreve muito bem, apesar de ter bastante informação você não fica perdido.
    Lissa me deixou essa imprenssão no começo tb, e a preocupação excessiva da Rose com ela me deixava irritada. Mas depois passou.
    Christian é um personagem que eu gosto também. Mas nada pode chegar aos pés ou ser comparado a Dimitri, que é o cara mais gato, lindo, sexy, russo, delicia, que gosta de ouvir musicas dos anos oitenta dos livros que eu já li.

    Beijos
    sobremimemeumundo.blospot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essa série. Acho que no meio de tantos livros de vampiros na atualidade, Vampire academy se destaca.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li essa série e na verdade não tenho muita vontade de ler, sabe? Acho que é porque eu quero parar com os vampiros e não consigo! AHSAHUSA
    Todos dizem que a série é ótima e isso me deixa curiosa, mas não a ponto de querer ler AGORA!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muito bem falado, adorei sua resenha =) Mas como a série é grande e estou com várias pendentes em minha estante resolvi não a ler por enquanto, um dia qnd ela estiver com um bom preço quem sabe compro toda de uma vez =)
    bjão linda e seja sempre bem vinda ao meu blog viu!!

    ResponderExcluir
  6. Essa é, sem dúvidas, minha série de vampiros favorita! Eu também não era muito fã da Lissa quando comecei a ler a série, e a enrolação entre o Dimitri e a Rose deixa todo mundo com os cabelos em pé, mas realmente vale a pena ler a séria, fica cada vez melhor!

    ResponderExcluir
  7. Aaaah amei esse livro !
    Já li três vezes. É maravilhoso. So não gostei porque Rose continua com Dimitri.
    Fora isso , está de parabéns !

    ResponderExcluir